Em reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, anunciou que “no início deste mês de Outubro vai ter início a empreitada de requalificação do Campo das Cebolas, que está no programa de governo da cidade, e também nesse mês terá início a obra de requalificação do Cais do Sodré, a continuação da frente ribeirinha”.

Esta declaração foi confirmada pelo vereador do Urbanismo da CML, Manuel Salgado, que explicou à agência Lusa que no âmbito da requalificação do Campo das Cebolas está previsto, já no início de Outubro, as obras do parque de estacionamento no Campo das Cebolas, com capacidade para 260 lugares e que será gerido pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). E que na zona do Cais do Sodré a operação vai passar pela reorganização do terminal de autocarros e de eléctricos e pela criação de mais espaços verdes.

Manuel Salgado adiantou que relativamente à obra no Cais do Sodré vai iniciar-se no final de Outubro e está orçada em cerca 6,5 milhões de euros. O vereador considerou que este vai ser o “interface mais importante de Lisboa” uma vez que vai permitir reorganizar, quer o “terminal de camionagem da Carris, em complemento com a estação de caminho-de-ferro” no Cais do Sodré, quer a “linha dos eléctricos” de forma a reactivar o eléctrico 24 que vai fazer a “ligação desde Campolide até cá a baixo, ao Cais do Sodré”.

Mau grado, Manuel Salgado advertiu que é da responsabilidade da Carris reactivar esta carreira, embora tenha avançado que a transportadora já “elaborou o projecto chamado material de via, com agulhas e carris”.

Segundo o vereador do Urbanismo, outro dos objectivos da intervenção nesta zona da capital é “aumentar a área de espaço verde central” no Cais do Sodré com o intuito de o tornar “mais utilizável” e “tirar dali o estacionamento”. Como acrescentou: “Será um espaço de usufruto das pessoas com ligação ao rio”.

A requalificação desta zona da cidade estende-se também ao largo do Corpo Santo e da Rua do Arsenal.

No seu conjunto, Manuel Salgado acredita que as obras devam estar terminadas “no fim de 2016, início de 2017”.

Foto: "Terminal Fluvial Cais do Sodre 1" por Manuelvbotelho - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terminal_Fluvial_Cais_do_Sodre_1.jpg#/media/File:Terminal_Fluvial_Cais_do_Sodre_1.jpg