A CONCRETA - Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design vai decorrer de 19 a 22 de Novembro de 2015. Temáticas como o isolamento térmico, argamassas, eficiência energética e iluminação vão estar em destaque nos eventos paralelos ao certame.

Com periodicidade bienal, esta feira realiza-se nos anos ímpares, sendo que nos anos pares, a EXPONOR organiza o Congresso CONCRETA que aborda temáticas relacionadas a feira e junta em debate os principais intervenientes do sector.

Na edição deste ano da CONCRETA são várias as temáticas em debate. Logo no primeiro dia, 19 de Novembro, a APFAC vai levar a cabo o seminário sobre “Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior do tipo ETICS e Argamassas”.

Já no dia 20 de Novembro vai decorrer a conferência “Especial eficiência energética: coberturas, revestimentos e fachadas”, numa organização do portal da Construção Sustentável. Este encontro pretende apresentar aos participantes o desenvolvimento tecnológico em fachadas, relacionado com um isolamento eficaz, que permita ao utilizador uma menor necessidade de sistemas mecânicos para climatização, iluminação, ventilação. Também o custo-benefício da utilização de materiais e técnicas adequadas para a evolvente exterior dos edifícios será analisado, bem como a análise do ciclo de vida dos produtos utilizados no sector da construção que, ainda é um dos maiores consumidores.

No mesmo dia promove-se o 12º Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Electrotécnica, no Centro de Congressos da EXPONOR (Auditório Henry Tillo). Este evento está integrado numa sessão paralela do ENDIEL 2015 - 18º Encontro para o Desenvolvimento do Sector Eléctrico e Electrónico, que terá lugar na EXPONOR de 19 a 22 de Novembro de 2015. Esta iniciativa decorre do facto da Assembleia Geral da ONU ter proclamado o corrente ano de 2015 como “Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz”. Correspondendo a esta iniciativa mundial, o Encontro Nacional do Colégio incluirá uma sessão dedicada à Luz e suas tecnologias e serão ainda abordados dois temas de particular importância para todos os profissionais da área electrotécnica: o Auto-Consumo e a Qualidade de Serviço Técnica.

No dia 21 de Novembro vai estar em destaque a conferência “Especial eficiência energética em edifícios habitados. Água, iluminação e revestimentos interiores”, também uma iniciativa do portal da Construção Sustentável. Esta conferência parte do princípio de que poupar água significa poupar energia, nomeadamente nas cozinhas e nas casas de banho. É que estas representam cerca de 32% do consumo habitacional de água, já os chuveiros cerca de 40% dos consumos de água nas nossas casas. De acordo com os consumos habitacionais de água, estima-se que o uso de mecanismos eficientes com dispositivos economizadores de água poderá resultar numa poupança significativa em água e energia. A organização refere ainda que a electricidade para iluminação pode representar uma parte importante dos custos totais em energia e emissões de CO2. Também nos materiais de revestimento interiores devem considerar-se as escolhas que minimizem o consumo de recursos. 

A Electrum Trofa apresenta ainda o tema: “O sector da iluminação está em forte mudança”. Na génese da organização deste evento está o aumento das variáveis associadas à escolha de uma iluminação correcta e eficiente e as novas tecnologias tornam a execução de um projecto numa tarefa cada vez mais exigente e complexa. A par da componente técnica, a volatilidade dos mercados tem forte influência na forma de planeamento dos projectos. Refira-se que a Electrum Trofa, que detém um vasto know-how no sector e está ciente das dificuldades, tenta sensibilizar os vários players do mercado para esta temática através deste seminário a realizar na CONCRETA.