A Secil Argamassas acaba de lançar no mercado uma nova solução de reparação e reforço de betão: Reabilita Betão. Esta nova gama em apenas três passos deixa o betão renovado.
O primeiro passo prende-se com o tratamento de elementos metálicos, ou seja, quando a durabilidade do betão é comprometida pela corrosão metálica este deixará de cumprir a sua função de protecção de armaduras. Neste caso é necessário assegurar a reposição das condições que garantam a protecção dos elementos metálicos.
O passo seguinte é a substituição, reposição e reforço de betão. As argamassas de reparação destinam-se ao preenchimento de vazios, reposição ou substituição de betão degradado e podem ainda ser utilizadas no reforço estrutural para aumentos de secção. O Reabilita Betão é comercializado com diferentes classes de resistência e pode ter aplicação manual, por projecção ou por moldagem.
A fase final é a de acabamento e protecção. Os produtos de protecção actuam à superfície do betão, formando uma barreira que impede a penetração de contaminantes. Os protectores de superfície previnem a deterioração do betão e a corrosão das armaduras.
As principais vantagens da gama Reabilita Betão são a rapidez da reparação, como se acabou de referir em apenas três, a adequação a todo o tipo de estruturas de betão, a capacidade estrutural e a possibilidade de utilização em reparação e reforço, tudo isto de acordo com a norma EN 1504.
O betão armado ou pré-esforçado pode sofrer ataque sobre o betão e/ou sobre as armaduras ou outros metais embebidos. A gama Reabilita Betão actua em todas as fases do processo de reparação de betão, desde a passivação das armaduras até à protecção final das superfícies, passando pela reposição do betão em falta e acabamento estético de superfícies, no caso do betão à vista.