Na sessão pública camarária o presidente da Câmara Municipal do Porto afirmou que se encontra a aguardar pela aprovação do projecto que visa requalificar o Mercado do Bolhão. Já o vereador do Urbanismo revelou que o projecto do arquitecto Siza Vieira para instalar uma cafetaria na praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) está em “banho-maria”.

Relativamente ao projecto que visa requalificar o mercado do Bolhão, Rui Moreira explicou que “espera, a qualquer momento, receber, fisicamente, o parecer vinculativo da Direcção-Geral de Cultura”, sendo que, quando isso acontecer, “estamos disponíveis para fazer uma reunião para apresentar o projecto ao executivo”.

Muito embora o autarca tenha declarado em Assembleia Municipal, realizada em Dezembro de 2015, que o projecto de reabilitação do Mercado do Bolhão ia ser apresentado no dia 18 à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), de forma a formalizar a candidatura a fundos comunitários, veio agora dizer que o projecto vai avançar mesmo sem a candidatura aprovada.

Recorde-se que a intervenção de requalificação do Mercado do Bolhão está orçada em 27,086 milhões de euros, sendo que a autarquia pretende obter o financiamento comunitário no valor de 23,023 milhões, de acordo com o documento de candidatura ao programa Portugal 2020.

Além da recuperação do edifício, no valor de 20 milhões de euros, a obra contempla ainda a recuperação da envolvente do mercado e a instalação de um mercado provisório para os comerciantes do Bolhão, e a construção de um túnel de oito metros de largura e quatro de altura entre as ruas do Ateneu Comercial e Alexandre Braga que dará acesso ao piso técnico do futuro Mercado do Bolhão. Tudo indica que, até ao final do mês de Março, será lançado o concurso público para esta obra.

No que concerne à obra de Siza Vieira, o vereador da autarquia portuense, Correia Fernandes, explicou que “o projecto custa 700 mil euros mais equipamentos” e que, embora não esteja “abandonado”, “face ao custo, à previsão do mercado e a algumas dúvidas do projectista sobre a localização, ficou numa espécie de banho-maria”.

O facto de ser um projecto com 20 anos faz com que a autarquia tenha de estar “à espera de disponibilidade financeira para suportar a revisão do projecto por parte do arquitecto”.

Foto: "Bolhão Market" por Flopes74 - Flickr.com. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons