De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), as obras promovidas atingiram o máximo dos últimos quatro meses, enquanto os contratos celebrados alcançaram mínimos históricos.
A associação revela que, em Janeiro, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 117 milhões de euros, valor que corresponde ao melhor registo desde Setembro de 2015.
Face ao mês anterior, trata-se de uma variação de 4,3% e, relativamente ao mês homólogo de 2015, que havia sido um dos piores registos de sempre em matéria de lançamento de concursos, uma variação de 49,9%.
No que diz respeito aos contratos celebrados no mês de Janeiro e reportados no Observatório das Obras Públicas, situaram-se em apenas 27 milhões de euros, número que corresponde a um valor sem quaisquer precedentes, desde o início desta série, em 2011.
A AICCOPN faz a ressalva para o facto de que o anterior mínimo histórico, relativo a Novembro de 2015, era de 79 milhões de euros, demonstrando bem a dimensão da quebra agora registada. Desta forma, as quebras agora apuradas são de 75% e 69%, em termos mensais e homólogos, respectivamente.
Os contratos celebrados em resultado de ajustes directos totalizam 15 milhões de euros, ou seja, menos 52% em termos homólogos. Já os contratos celebrados em resultado de concursos públicos promovidos totalizam 11 milhões de euros, isto é, menos 78% que o apurado em Janeiro de 2015, aprofundando-se o diferencial entre obras concursadas e respectivas obras contratadas.
Foto: Anabela Loureiro