A Bosch Termotecnologia anunciou que cresceu 7%. Para tal contribuiu fortemente a área de inovação e a empresa de Aveiro ao nível das caldeiras de parede e de chão.

A Wetzlar, a divisão de Termotecnologia da Bosch, cresceu fortemente no ano financeiro de 2015, sendo que as receitas das vendas aumentaram em cerca de 7% (4,5 % a taxas de câmbio ajustadas) face ao ano anterior, para 3,3 mil milhões de euros.

O presidente da divisão Termotecnologia, Uwe Glock, afirmou que “o nosso negócio apresentou uma excelente tendência em 2015” e “ganhámos quota de mercado na Europa Ocidental e do Sul, especialmente nos nossos principais mercados na Alemanha, Holanda, Reino Unido, Espanha e Áustria”.

Recorde-se que a Bosch Termotecnologia, S.A, em Aveiro, gere a unidade de negócio de soluções de água quente da divisão de Termotecnologia, coordenando as actividades mundiais para esquentadores e bombas de calor, com o centro de competência em Aveiro e demais fábricas na China e México. A empresa contribuiu fortemente para esse crescimento, nomeadamente com as caldeiras de parede e caldeiras de chão.

Uwe Glock acrescentou ainda que “lançámos uma gama completa de dispositivos em 2015”, explicando que “são conectáveis, intuitivos, fáceis de operar por toque no ecrã e até 30% mais rápidos de instalar”. Por isso, enfatiza, “estes dispositivos reforçam a nossa posição enquanto líderes mundiais no mercado de sistemas de aquecimento para edifícios residenciais e estabelece novos padrões para a nossa indústria”.

De axorod com a empresa, os mais de 150.000 produtos vendidos tornam a Bosch Termotecnologia no fornecedor líder em soluções de aquecimento inteligentes para maior conforto, eficiência energética, segurança operacional e qualidade de serviço. No ano passado, a Bosch em Aveiro colocou no mercado mundial o primeiro esquentador que se pode controlar à distância, via Bluetooth, através de um smartphone ou tablet. É ainda é a primeira gama de esquentadores termostáticos no mercado com interface de controlo tátil e display digital policromático.

Por sua vez, o novo portal “HomeCom” fornece aos instaladores informações detalhadas sobre os sistemas em rede dos seus clientes, incluindo interrupções e as suas causas potenciais. O cliente final recebe informação sistematizada sobre o seu sistema de aquecimento, nomeadamente dados de consumo e dicas sobre economia de energia. 

Ao longo do seu percurso de crescimento continuado, a divisão Termotecnologia tem actuado em três segmentos: sistemas de aquecimento em edifícios residenciais, aquecimento de água doméstica e sistemas de aquecimento e ar condicionado industriais e comerciais. “Estamos a fazer bons progressos em cada um dos três segmentos e queremos crescer mais que o mercado. É este o caminho que vamos continuar a seguir em 2016”, disse Glock.