De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os concursos promovidos em Fevereiro deste ano atenuaram o seu crescimento, sendo que o volume de contratos celebrados caiu pelo 14º mês consecutivo, renovando os mínimos históricos. Já as promoções de concursos de obras públicas crescem 19% no mês em foco.

A AICCOPN revela que, em Fevereiro, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 113 milhões de euros, ou seja, menos quatro milhões que o verificado no mês anterior. Em termos homólogos, o volume de concursos promovidos nestes primeiros dois meses de 2016 regista um crescimento de 19% face a 2015.

Já nos contratos celebrados até final de Fevereiro e reportados no Observatório das Obras Públicas, situaram-se em 111 milhões de euros, isto é, existiu uma quebra homóloga de 21% face ao valor apurado em igual período de 2015. Esta quebra ocorre pelo 14º mês consecutivo renovando-se, desta forma, os mínimos históricos desta série que remonta a 2011.

A associação avança ainda que os contratos celebrados em resultado de ajustes directos situam-se nos 43 milhões de euros, ou seja, menos 18% em termos homólogos. Os contratos celebrados em resultado de concursos públicos promovidos totalizam 63 milhões de euros, ou seja, menos 26% que o verificado nos primeiros dois meses de 2015. Uma vez mais, o diferencial entre o volume de concursos lançados e o correspondente registo de obras objecto de efectiva contratualização de contrato volta a agravar-se de forma extremamente significativa.