A Banema, empresa nacional de comercialização de produtos de base de madeira, está a promover, em associação com a Ordem dos Arquitectos, um ciclo de conferências sobre o papel e capacidade que a madeira pode desempenhar na arquitectura actual.

Archiwood by Banema – Conferências de Arquitecturas com Madeira pretende ser um ponto de encontro e de disseminação dos conhecimentos técnicos destas duas áreas, apostando num modelo dinâmico de encontros itinerantes em vários locais do país e com focos em diferentes variações deste material.

A primeira sessão terá lugar no dia 13 de Abril, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, localizada em Lisboa, dedicando-se em concreto à madeira modificada, ou seja, aquela que é sujeita a tratamento para melhorar o comportamento da madeira maciça sem a utilização de produtos químicos perigosos. Os processos atualmente existentes focam a sua atenção na melhoria da resistência à biodegradação, da estabilidade dimensional e da resistência à radiação ultravioleta.

Neste primeiro encontro, estarão em destaque três projectos arquitectónicos onde este material está presente, mas que variam em termos da intensidade da sua utilização e conjugação com outros materiais. O Centro Sociocultural da Costa Nova, a Casa RV (uma habitação particular) e o Torre de Palma Wine Hotel serão os trabalhos de arquitectura focados nesta primeira conferência Archiwood by Banema, provando que a madeira modificada pode ter um contributo criativo determinante num projecto, além das vantagens que aporta a nível de resistência, durabilidade e sustentabilidade.

Além dos projectos, a sessão inicial do ciclo de conferências Archiwood by Banema prevê a realização de um painel técnico sobre as madeiras modificadas, cobrindo as fases de produção, utilização, comercialização, design e desempenho permitido por este material. O dia encerra com um debate sobre o encontro das duas áreas neste universo mais específico das madeiras modificadas, com moderação a cargo do arquitecto Manuel Graça Dias.