A maior feira portuguesa para o sector da construção e obras públicas, TEKTÓNICA, organizada pela Fundação AIP, terá lugar na FIL, de 4 a 7 de Maio. A 18ª edição afirma o seu crescimento sustentado a par da recuperação do sector da Construção.
A inauguração oficial deste evento vai ocorrer no dia 4 de Maio. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, preside à sessão de abertura das ‘Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia’, pelas 15h00, seguindo-se a visita inaugural.
No primeiro dia da TEKTÓNICA, 4 de Maio, realizam-se duas actividades internacionais, o ‘Overview Qatar’ e as ‘Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia’. Estas, entre outras acções, proporcionam ao mercado nacional informação pertinente sobre mercados promissores para a internacionalização do sector da Construção, assim como o contacto directo com representantes governamentais, institucionais e empresariais destes países.
A 18ª edição da Feira Internacional de Construção e Obras Públicas contará, ainda, com um Programa de Hosted Buyers que irá servir como porta de entrada em Portugal para compradores estrangeiros com objectivos reais para as necessidades específicas nos mercados em que se encontram. Além do negócio, esta é uma forma de promover internacionalmente a capacidade e a competitividade das empresas portuguesas.
São cerca de 100 convidados estrangeiros, entre empresários que integram o programa de Hosted Buyers e comitivas empresariais, provenientes de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, Marrocos, Tunísia, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, E.U.A., Costa Rica, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
A FIL será o espaço privilegiado para networking a nível internacional, estimulando o negócio no sector da construção e obras públicas. A TEKTÓNICA reforça assim a missão da Fundação AIP que promove a internacionalização das empresas portuguesas.
A TEKTÓNICA vai promover também a Inovação com o dobro dos produtos e os novos negócios da Reabilitação e Regeneração Urbana. O Espaço Inovação, reflexo da capacidade inovadora das empresas portuguesas, valoriza os produtos, serviços ou equipamentos inovadores e distingue as empresas empreendedoras e com visão estratégica. Este ano as candidaturas duplicaram e são cerca de meia centena os produtos em exposição no Espaço Inovação, no Pavilhão 1 da FIL. O júri, composto por representantes da AECOPS, LNEC, IADE, Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Arquitectos, farão a avaliação final no primeiro dia de feira e o vencedor do Prémio Inovação, a par de outros prémios, será conhecido no dia 5, na cerimónia de entrega de prémios, pelas 19h00.