A revitalização dos centros urbanos é o mais recente projecto da Câmara Municipal de Loures. Neste âmbito, vão ser incrementadas várias intervenções no centro de Loures até 2017.
Na sessão pública organizada pela Câmara Municipal de Loures esteve em cima da mesa o alargamento do espaço pedonal, a redução do número de sentidos do trânsito e a requalificação do mercado municipal desta cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), declarou à agência Lusa, que “existe hoje uma clara degradação do ambiente urbano e uma desqualificação do espaço público”, salientando que “a partir do momento em que fecham os serviços públicos a cidade morre".
Apesar de a proposta estar ainda “em aberto”, Bernardino Soares revelou que, numa primeira fase, pretende-se transformar a rua da República, a principal artéria da cidade, num espaço “mais amigo dos peões” e onde se possa promover “várias actividades de animação”. Para o efeito, vão ser alargados os passeios, vai ser eliminando uma faixa de rodagem tornando esta rua numa via de sentido único, e vão ser colocadas algumas árvores.
Numa segunda fase, vai ser requalificada a praça onde se realiza actualmente o mercado do levante e ainda o mercado municipal.
Para Bernardino Soares todas este projecto culmina na vontade de querer “uma cidade nova, moderna e dinâmica”. A correr conforme previsto, estará concluído no final do primeiro semestre de 2017.
De acordo com o site da autarquia, “a revitalização dos centros urbanos no concelho de Loures surge como forma de intervenção integrada sobre um centro urbano, que é conservado e modernizado através da realização de obras de remodelação e beneficiação”, sendo também desenvolvida “uma intervenção nas áreas do ordenamento do território e da coesão social”. Além de Loures, este projecto vai contemplar igualmente as localidades de Camarate, Moscavide e Sacavém, sendo que os projectos de Loures Centro e Camarate Centro estão a ser desenvolvidos pela José Adrião Arquitetos.