A 18ª edição da Feira Internacional de Construção e Obras Públicas – Tektónica, abre hoje a profissionais e grande público, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Este evento conta com mais de 400 empresas presentes e dezenas de actividades durante os cinco dias de realização.
A cerimónia de abertura oficial conta com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que dará início ao debate, às 15h00, das ‘Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia’, seguindo para uma visita ao recinto da Tektónica.
Com uma forte componente internacional marcada pela presença de cerca de 100 convidados estrangeiros no programa de ‘Hosted Buyers’, provenientes de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, Marrocos, Tunísia, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, Estados Unidos da América, Costa Rica, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, a Tektónica abre o seu programa de actividades com o ‘Meeting Market Qatar’, onde será apresentado o mercado daquele país árabe e oportunidades de negócio e parcerias para as empresas portuguesas. Esta é uma iniciativa de relevo para as empresas nacionais que pretendam desenvolver a sua actividade internacional naquela região e alargar o seu network. Este encontro organizado pela Fundação AIP e a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, conta com a colaboração estreita da Embaixada do Estado do Qatar.
Destaque também no primeiro dia da Tektónica para as ‘Jornadas Tektónica da Construção Sustentável na Lusofonia – O papel da Engenharia e da Arquitectura no desenvolvimento da economia empresarial’ que conta com as presenças do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, do presidente da Fundação AIP, do presidente da CPCI, do presidente da CIMLOP, do presidente da Ordem dos Arquitectos e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, na sessão de abertura dos trabalhos.
De acordo com a organização, a FIL será o espaço privilegiado para networking a nível internacional, estimulando o negócio no sector da construção e obras públicas. A Tektónica reforça assim a missão da Fundação AIP que promove a internacionalização das empresas portuguesas.