O Jupiter Lisboa Hotel é o mais recente projecto resultante de reabilitação urbana a contar com soluções de mobilidade vertical da marca SCHMITT+SOHN.
Localizado em plena Avenida da República, na esquina com a Avenida Elias Garcia, muito perto da Praça do Campo Pequeno, em Lisboa, este hotel resulta da reabilitação de um edifício datado de 1906, contando agora com equipamentos SCHMITT+SOHN para dar resposta às necessidades de mobilidade vertical de hóspedes e visitantes, bem como de serviço de hotel, e, ao mesmo tempo, atentando na maximização da eficiência energética e na poupança de espaço.
Com um total de 15 pisos, o Jupiter Lisboa Hotel foi equipado com três ascensores para o público, três ascensores de serviço e um equipamento sobe-escadas de pequena dimensão, o qual permitiu eliminar uma das barreiras arquitetónicas impostas pela arquitetura já existente neste edifício. Através da realização de estudos e do acompanhamento do projecto desde a sua fase inicial, em conjunto com promotores e projetistas, a empresa implementou nos equipamentos sistemas de tracção e de comando de elevada eficiência energética, com velocidade de 1,60 m.s. A solução de elevadores sem casa das máquinas foi também uma opção para este projecto, permitindo, assim, maximizar o espaço utilizado para a instalação de equipamentos.
O Jupiter Lisboa Hotel foi reabilitado pela Maia & Pereira, S.A. (imobiliária e construção) e pela cadeia Júpiter Hotéis (hotelaria), com projecto de arquitectura e design interior da responsabilidade dos arquitectos Miguel Esteves e Hugo Raposo. O edifício manteve a histórica fachada original de início do século XX desenhada pelo arquitecto Miguel Ventura Terra e disponibiliza actualmente 224 quartos, apostando numa decoração dedicada à cidade e aos seus bairros.
A piscina e o bar na cobertura (no 7.º andar), o parque de estacionamento com 275 lugares, um restaurante com elevada capacidade (300 pessoas), um SPA (com piscina interior e espaços para tratamentos estéticos e massagens) uma sala para fitness com acesso gratuito e três salas de reuniões com uma capacidade até 180 pessoas são outras valências da unidade.