O barómetro AICCOPN relativo ao mês de Abril revela que os anúncios de Obras Públicas subiram 27,7% mas os Contratos Celebrados continuaram em queda pelo 15º mês consecutivo.

De acordo com esta associação, em Março, o volume de obras públicas anunciado foi de 154 milhões de euros, o que eleva o total de empreitadas de obras públicas promovidas no primeiro trimestre do ano para os 383 milhões de euros, ou seja, mais 27,7% que o verificado no trimestre homólogo de 2015.

Os contratos celebrados no primeiro trimestre, e reportados no Observatório das Obras Públicas, situaram-se em 181 milhões de euros, valor que traduz uma quebra homóloga de 28% face a 2015. Trata-se do 15º mês consecutivo em que se verifica uma variação homóloga negativa na contratação celebrada e registada.

Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos situam-se nos 81 milhões de euros, menos 3% em termos homólogos. Os contratos celebrados em resultado de Concursos Públicos promovidos totalizam apenas 88 milhões de euros, ou seja, pouco menos de metade (46%) que o verificado no primeiro trimestre de 2015.

Deste modo, a divergência entre o volume total de anúncios de obras e o respectivo volume de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos volta a acentuar-se significativamente. No primeiro trimestre do ano, o total de concursos promovidos é, assim, 4,5 vezes superior ao de contratos celebrados.

Foto: Anabela Loureiro