A Câmara Municipal de Pombal anunciou que vai investir 5,8 milhões de euros em obras de requalificação urbana e na área da mobilidade e transportes. Para o efeito vai contar com os fundos comunitários.

Em nota de imprensa, a autarquia de Pombal revela que o investimento encontra-se inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do programa Portugal 2020 e dos 5,8 milhões de euros anunciados 70% vão ser aplicados na requalificação urbana.

O investimento tem como objectivo reabilitar a Casa Varela de autoria do arquitecto Ernesto Korrodi, cujo montante ascende a um milhão de euros, a Casa Carlos Alberto Mota Pinto, com o valor de 700 mil euros, e a zona urbana da Várzea, obra avaliada em um milhão de euros, a par do Jardim das Laranjeiras, Jardim do Cardal, vias do município, margem esquerda do rio Arunca, entre outras intervenções.

Além da reabilitação, este investimento contempla também a área da mobilidade, estando previsto implementar um sistema de bicicletas de uso partilhado - 'bikesharing' -, criar uma rede pedonal e ciclável no centro urbano e bolsas de estacionamento periférico.

Está ainda prevista a requalificação da zona de interface de transportes e a optimização da rede de transporte público urbano, incluindo a implementação de um sistema de informação ao utilizador em tempo real.

A autarquia anunciou ainda que vai promover a abertura de concursos públicos para um conjunto de obras, num valor superior a 3,5 milhões de euros.

Foto: Por MarioM - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3947490