De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os concursos Públicos Promovidos cresceram 21% e os Contratos Celebrados recuperam. Ainda assim, as quedas são consecutivas há já 19 meses.
A AICCOPN revela que o volume de concursos de empreitadas de obras públicas objecto de anúncio em Diário da República (contratos promovidos) totalizou, até Julho deste ano, 865 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 21% face aos mínimos históricos apurados em igual período de 2015.
Considerando apenas o mês de Julho, a associação verifica que foram promovidos 136 milhões de euros, ou seja, mais 18 milhões que o apurado no mês anterior.
Já ao nível de Contratos Celebrados, esta entidade avança que, nos primeiros sete meses de 2016, foram reportados no Observatório das Obras Públicas, contratos resultantes de concursos públicos, num total de 338 milhões de euros, valor que representa uma quebra de 15%, em termos homólogos.
Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos situam-se nos 262 milhões de euros, isto é, mais 12% que o verificado em igual período de 2015.
No seu conjunto, o barómetro da AICCOP conclui que os contratos celebrados e reportados até final de Julho totalizam 632 milhões de euros, valor que traduz uma quebra homóloga de 7% face ao apurado em 2015. Esta variação negativa, diz a associação, apesar de se ter vindo a atenuar ao longo dos últimos meses, corresponde já ao 19º mês consecutivo com registo de reduções em termos homólogos.
Foto: Anabela Loureiro