A entrega de prémios Construir e Prémios Reabilitação realizou-se no dia 21 de Outubro, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O Prémio Excelência desta edição foi para o arquitecto Pedro Gadanho.
A cerimónia iniciou com a entrega dos prémios Construir na categoria de Imobiliário, cujos vencedores foram: Melhor Edifício de Escritórios – EDP Distribuição; Melhor Edifício Residencial – Opera Lx AM 48; Melhor Empreendimento Turístico – Hotel Palácio do Governador; e Melhor Consultora – Aguirre Newman.
Na categoria de Engenharia, os galardoados foram: Melhor Projecto de Engenharia – AFACONSULT com a nova sede da EDP em Lisboa; Prémio Fiscalização e Coordenação – PENGEST com a nova sede da EDP em Lisboa; e Prémio Internacionalização – Adão Consultores; Melhor Gabinete – Adão Consultores.
Quanto à categoria de Arquitectura, os premiados foram: Melhor Projecto Público – Arquitecto Luís Pedro Silva com o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões: Melhor Projecto Privado – Arquitecto Regino Cruz com o Edifício Administrativo da EDP Distribuição; Melhor Projecto de Recuperação – João David Sinclair & Dueto de Arquitectos com o Pestana Pousada de Lisboa; e Melhor Atelier – ARX Portugal Arquitectos, Lda.
Já na categoria de Construção, os vencedores foram: Melhor Construtora – Garcia & Garcia; Prémio Internacionalização – Mota Engil; Prémio Sustentabilidade – Monterg com a Travessa do Abarracamento de Peniche 15.
O Prémio Excelência desta edição foi para o arquitecto Pedro Gadanho.
À semelhança do sucedido em 2014, a entrega de Prémios Construir fundiu-se com a entrega de Prémios Reabilitação que distinguiu os melhores a nível nacional nas categorias de Habitação, Comércio e Serviços, Turismo, Investimento Público ou Reabilitação Urbana, Gabinete, Atelier, Construtora, Eficiência Energética, Produtos/ Materiais / Equipamentos e Promotor.
Na Habitação venceu Alexandre Loureiro Atelier com o LAC – Loft Álvares Cabral; no Comércio e Serviços – Proj3t Lda com a remodelação e ampliação de edifícios industriais; no Turismo – Jorge Cruz Pinto e Cristina Mantas, Arquitectos, Lda. com o Hotel Palácio do Governador, em Belém.
No Investimento Público ou Reabilitação Urbana – Noz Arquitectura com a remodelação e ampliação do Centro Escolar de Murteira, no Cadaval; Gabinete – António Santos Lessa & Associados, Lda.; Construtora – Casais – Engenharia e Construção S.A.; Produtos/Materiais/Equipamentos – Secil Argamassas com o Reabilita Betão; e Promotor – Reabilitação e Conservação nos lotes A, B, C e D do Bairro dos Ourives, em Lisboa pela Gebalis – Gestão do Arrendamento Social em Bairros Municipais de Lisboa, E.M., S.A.