A Schneider Electric acaba de anunciar o lançamento de uma nova gama de válvulas com seis vias. A nova solução poderá ser combinada com válvulas de controlo de pressão independentes, de forma a obter a estabilização e o controlo do fluxo em quatro circuitos de aquecimento e arrefecimento de tubos.
Com esta nova gama, é possível combinar uma válvula seis portas Change Over com uma válvula independente de controlo e de equilíbrio de pressão, que irá oferecer uma melhoria significativa da eficiência energética, em relação às soluções actualmente existentes no mercado. A solução apresentada pela Schneider-Electric proporciona um maior equilíbrio do sistema e a limitação de fluxo - um aspecto fundamental no que respeita ao controlo de temperatura no circuito.
Segundo Fernando Ferreira, EcoBuildings Manager da Schneider Electric: “O lançamento desta solução revela a filosofia por detrás do trabalho que desenvolvemos, em que o desempenho operacional e a eficiência energética são eixos fundamentais. Entre outras características do produto, destaca-se a sua operação silenciosa e a selagem eficaz, associada ao facto de não necessitar de manutenção. Estes exemplos demonstram que a inovação pode ser feita através da melhoria de pequenos aspetos que têm grande impacto na vida dos produtos”.
As novas válvulas possuem um sistema de controlo através de um sinal digital on/off, sendo a regulação do fluxo na válvula de controlo de pressão feita de forma independente, controlada por um sinal 0-10V proporcional. Já o alcance do sinal de controlo para o circuito de aquecimento deve ser ajustado proporcionalmente, para atender ao menor fluxo de projecto, uma vez que este é tipicamente 70% menor do que um fluxo de projecto de arrefecimento. Assim, o intervalo de sinal de controlo típicopara o aquecimento encontra-se entre 0 e 7V.
O design das válvulas de comutação de seis vias garante, ainda, a impossibilidade de mistura entre os circuitos de aquecimento e arrefecimento, permitindo a instalação de um permutador de calor de maiores dimensões, em alternativa à utilização de dois permutadores de calor singulares de menor dimensão.