O Laboratório de Engenharia Civil (LNEC) vai promover o 2º Encontro sobre Qualidade e Inovação na Construção (QIC2016), o qual dará também início às comemorações do 70 anos do LNEC.

A Qualidade e a Inovação são dois vectores essenciais no desenvolvimento do sector da construção em Portugal. Neste contexto, o LNEC e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) promovem o 2.º Encontro Nacional sobre Qualidade e Inovação na Construção (QIC 2016) durante o qual se pretende contribuir para a dinamização da discussão, cada vez mais actual, no meio técnico nacional sobre a qualidade e a inovação.

O QIC 2016 considera que a aposta na inovação com qualidade no sector da construção, em particular no segmento da reabilitação do património construído, assume uma especial relevância para que o desempenho das obras satisfaça os requisitos adequados à sua utilização, tendo sempre presentes as questões relacionadas com o ambiente, a sociedade e a economia.

A organização pretende que este encontro tenha uma ampla participação dos vários agentes do sector da construção em Portugal, constituindo uma oportunidade para a partilha de ideias e experiências que permitam responder aos novos desafios. Este encontro pretende também a criação de sinergias entre os investigadores e o meio empresarial que considera ser de importância primordial para a promoção da qualidade das obras e para o incremento da aplicação dos novos produtos e tecnologias resultantes dos trabalhos científicos. Este evento considera que a qualidade e a inovação são instrumentos primordiais para a competitividade das empresas nacionais na sua internacionalização e para a cooperação internacional, cuja importância é vital no contexto actual.

A sessão de abertura decorre no dia 21 de Novembro, seguindo-se conferências, mesas redondas e sessões de comunicações integradas nos três temas fundamentais do encontro: ‘Qualidade do Património Construído’, ‘Ambiente, Sociedade e Economia’ e ‘Inovação na Construção e na Reabilitação’.

O encontro termina, no dia 23 Novembro à tarde, com uma visita técnica ao Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), uma obra emblemática de Arquitectura e Engenharia da cidade de Lisboa.