O edifício histórico localizado na zona do Cais do Sodré, em Lisboa, contou com a telha F2 em natural rústico da CS - Coelho da Silva. O desenho e a boa relação preço/qualidade estiveram na base da opção arquitectónica por esta telha.

O 8 Building é um dos mais recentes investimentos imobiliários da cidade de Lisboa. Localiza-se no Cais do Sodré, na Praça D. Luís I, junto da conhecida ‘rua cor-de-rosa’. Trata-se de uma obra que reaviva a identidade de uma zona central da capital portuguesa, com a renovação e remodelação de um edifício datado de 1950.

Este edifício teve como opção arquitectónica e de construção uma telha que a Coelho da Silva fabrica, a F2 em natural rústico. A F2 é reconhecida como uma opção viável e de qualidade e, de acordo com o director-geral da CS, João Arrais, é “um modelo produzido desde 1982, que tem sido melhorado ao longo dos anos” e cujo acabamento utilizado “permite uma integração mais harmoniosa com a estética das coberturas da zona envolvente”.

A entidade promotora deste projecto refere na sua página oficial na Internet que “com uma fachada reveladora de um edifício cheio de história e a sua torre relógio, as vistas sobre o rio são únicas. Os apartamentos foram renovados com os mais altos padrões e acabamentos”. O edifício, um investimento da Habitat Invest, contempla apartamentos T0, T1, T2 e T3.
Em declarações à Assessoria de Imprensa da CS-Coelho da Silva, o arquitecto Manuel Aires Mateus explica que o maior desafio deste projecto “passou por conferir um aspecto de pré-existência a um edifício histórico da cidade”.

“A escolha da telha F2 da Coelho da Silva deve-se, para além do seu desenho, à sua boa relação preço/qualidade”, explica Aires Mateus ao sublinhar que “no momento actual, em projectos de reabilitação usamos correntemente telhas e por vezes azulejos nas fachadas.

A construção esteve a cargo da DST – Domingos Silva Teixeira SA.

A Coelho da Silva é empresa com capital e investimentos 100% portugueses, especializada no fabrico de telhas cerâmicas e acessórios para revestimento de coberturas e de fachadas. É sediada em Albergaria, Juncal, Porto de Mós, detém uma capacidade produtiva anual de 57 milhões de unidades, sendo líder de mercado em Portugal e uma forte referência no mercado internacional. Em Janeiro de 2017 celebrará 90 anos.