O Salão Nobre dos Paços do Concelho serviu de palco para a apresentação do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” e para a assinatura do Protocolo de cooperação institucional entre a Câmara Municipal de Beja e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.
O novo programa do IHRU, que tem por objectivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após a reabilitação se destinem predominantemente a fim habitacional, devendo as fracções habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada, será apresentado pelo arquitecto Víctor Reis, presidente do Conselho Directivo do IHRU, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Considerando que reabilitação das áreas urbanas antigas, em especial os centros históricos, é um desígnio nacional que se constitui como um enorme desafio para todas as entidades, sejam elas públicas ou privadas, e visa regenerar os centros urbanos, ao contribuir para a sua dinamização, valorização económica e acesso das famílias à habitação, será assinado o protocolo de cooperação institucional entre a Câmara Municipal de Beja e o IHRU.
A Câmara Municipal de Beja afirmou que está fortemente empenhada em promover a reabilitação urbana do centro histórico de Beja, apoiando os proprietários nos procedimentos de reabilitação do património construído.