A Câmara Municipal de Lisboa vai assinalar no dia 22 de Janeiro o fim das obras no Eixo Central da cidade, que abrange as Avenidas da República e Fontes Pereira de Melo. Para o efeito, vai levar a cabo um conjunto de actividades desportivas, de animação e gastronómicas de rua.

De acordo com o comunicado da autarquia, este será “um dia para toda a família, com espaços desportivos, concertos, animação de rua e mega aulas de zumba, de fitness e de dança”. Na zona envolvente será possível também encontrar “bancas de street-food e artesanato”.

Estas actividades vão levar a que “o espaço entre a Avenida João Crisóstomo e a Praça de Picoas vai estar sem carros”, já que o objectivo é “aproveitar a renovação do espaço público nesta zona da cidade”. Esta interrupção do trânsito vai decorrer entre as 6h00 e as 20h00 entre as Avenidas João Crisóstomo e Tomás Ribeiro, podendo os residentes circular nas faixas laterais da Avenida da República.

Recorde-se que o projecto do Eixo Central foi implementado no âmbito do programa municipal ‘Uma praça em cada bairro’ e teve um investimento na ordem dos 7,5 milhões de euros. As obras iniciaram-se em Abril de 2016 e, desde então, desenvolveu um conjunto de intervenções nesta zona da cidade, nomeadamente o alargamento dos passeios, criação de zonas verdes, repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidirecional.

Foto: Câmara Municipal de Lisboa