A Atlantic apresentou algumas dicas sobre como os utilizadores devem escolher o seu termoacumulador eléctrico de forma a terem a melhor relação preço/benefício.
De acordo com a empresa, um termoacumulador eléctrico de água está bem dimensionado se a capacidade de utilização (em litros) permite cobrir todos os requisitos diários de água quente de uma família. Se possuir uma capacidade demasiado baixa, o resultado serão duches frios, prejudicando o conforto. Por outro lado, se a capacidade do equipamento for excessiva, a água aquecida e sem uso vai gerar um consumo excessivo de energia face às necessidades.
Antecipando as mudanças de habitantes numa casa, os termoacumuladores eléctricos de água são normalmente adaptados ao tamanho da casa, e não ao número de pessoas que lá vivem. Assim, mesmo se um utilizador morar sozinho numa casa grande, o equipamento não deverá estar dimensionado às suas necessidades, mas sim ao número de quartos e de saídas de água existentes. Como tal, com a chegada de um novo membro, por exemplo, não deverá causar problema, a não ser que o termoacumulador eléctrico esteja já demasiado ajustado à sua realidade.
Para descobrir isso, o utilizador tem que olhar para a quantidade de água disponível a 40ºC (ou V40). Estes dados são diferentes da capacidade do termoacumulador eléctrico. Em termos gerais, estima-se que uma pessoa consuma cerca de 50 litros de água por dia (V40). No entanto, esta é apenas uma média, pois algumas pessoas consomem 20 litros de água por dia, enquanto outros estão perto dos 80. Assim, o utilizador deve estimar as necessidades sabendo que um banho é equivalente a 160 litros de V40, um duche a 40 litros, um programa médio de lavagem de louça a 12 litros e lavar as mãos a três litros.
A empresa adverte: Tenha em mente que, se a capacidade do seu termoacumulador de água for um pouco justo em relação às suas necessidades, a chegada de um novo membro irá reduzir o seu conforto. Nesse caso, deverá optar por um modelo maior.
Em termos práticos, a Atlantic recomenda um termoacumulador para uma pessoa num T1: acrescido de lavagem de loiça entre 15 a 30 litros; acrescido de lavagem de loiça e lavagem de mãos entre 30 a 50 litros; e mais duche entre 50 a 75 litros.
Já num T2 para uma pessoa acrescido de lavagem de loiça, lavagem de mãos e banhos deve ser entre 75 a 100 litros; e para duas pessoas e com as mesmas actividades deve ser entre 75 a 100 litros.
No caso de um termoacumulador para dois adultos e um bebé e para lavagem de loiça, lavagem de mãos e banhos num T2, a opção deverá ser entre 100 a 150 litros; enquanto num T3 para o mesmo agregado e actividades deverá ser entre 150 a 200 litros.
Quando já são dois adultos e duas crianças mais lavagem de loiça, lavagem de mãos e banhos num T3, aconselha-se 200 litros; num T4 deverá ser entre 200 a 250 litros. E no caso de dois adultos e três crianças mais a lavagem de loiça, lavagem de mãos e banhos, num T4, deverão ser 300 litros.
A Atlantic Portugal é especialista em soluções de conforto térmico multi-energias para Aquecimento e AQS, proporcionando uma ampla gama de soluções eco-eficientes, passando por energias renováveis (Bombas de calor de aquecimento/arrefecimento, Bombas de calor de AQS e Energia Solar Térmica), assim como depósitos de AQS para instalações domesticas e de grandes consumos, dispondo de soluções alternativas de aquecimento como os emissores térmicos inteligentes, seca-toalhas e termoacumuladores. Todos com a garantia e a experiência de um grupo francês especialista em aquecimento e AQS.
A empresa destaca-se em Portugal na consolidação da aerotermia, como um dos sistemas mais eficazes para produzir aquecimento e AQS, o que se reflecte na sua ampla gama de produtos inovadores, de alta fiabilidade e competitivos.
Além disso, no âmbito dos eixos estratégicos da filial destaca-se o trabalho conjunto com a distribuição profissional para oferecer aos instaladores e utilizadores finais soluções térmicas de grande valor acrescentado, fiáveis, fáceis de utilizar e eficientes energicamente.