A Quadrante, empresa prestadora de serviços de Engenharia e Consultoria que actua a nível mundial, anunciou a aquisição de 100% da empresa VIAPONTE com o objectivo de reforçar a área de transportes.
Um dos objectivos do plano estratégico da empresa para o período 2016-2020 é o reforço da sua área de transportes, a aquisição da Viaponte ocorre com o intuito de posicionar o Grupo como o mais importante a nível nacional nesta área.
A Viaponte é uma empresa que oferece uma vasta gama de serviços de consultoria, para além de que possui mais de 20 anos de experiência a actuar no mercado nacional e internacional. O processo de aquisição, após uma negociação de seis meses, surgiu naturalmente pelo conhecimento prévio entre ambas as organizações e por esta se tratar da empresa com melhor track-record da sua área. A gestão com visão idêntica à da Quadrante foi, de igual forma, um factor influenciador na decisão.
Tal como a Quadrante possui uma forte presença internacional, mais precisamente em países como Brasil, Chile, Argélia, Gana, Angola e Moçambique, também a Viaponte tem uma presença internacional muito importante, com escritórios na Roménia, Peru e Brasil. A junção das duas consultoras será mais uma forma de cimentar e projectar a engenharia portuguesa internacionalmente.
Segundo o responsável da Quadrante, Nuno Costa, “a união das empresas resulta no aumento do capital humano para 150 colaboradores, sendo que, se registará um aumento do volume de negócios e crescimento, já 2017 em relação ao que seria a simples soma das organizações. Esta operação significa um reforço do core business da Quadrante, um aumento da sua quota de mercado, a exploração de sinergias e, o reforço da sua dimensão competitiva e presença internacional”. A equipa directiva da Viaponte vai manter-se na liderança da empresa pelo reconhecimento e performance passada e porque a operação se pretende uma soma.
Depois da aquisição da InfraConsult e da Procesl em 2010 e 2012, respectivamente, este é mais um negócio que faz da Quadrante um dos mais importantes players no sector da Engenharia Nacional a operar em diferentes pontos à escala mundial.