A Sika Portugal vai proporcionar mais de 300 horas de formação a clientes, arquitectos e engenheiros durante o ano de 2017, estimando receber mais de 500 participantes em cerca de 50 acções que são enquadradas na academia de formação sem qualquer custo associado – a ‘Sika Academy’.
A ideia é formar os profissionais responsáveis pelos projectos de construção e os parceiros que promovem a aplicação de soluções Sika no terreno, partilhando conhecimento e debatendo presencialmente as soluções da cave ao telhado em sessões teóricas e práticas, com temas como a reabilitação, o betão, a impermeabilização, as colagens e selagens, os pavimentos, as coberturas, as grandes fachadas em vidro e, ainda, soluções para a indústria automóvel.
“Foi sempre uma prioridade da Sika dar a necessária formação técnica aos projectistas e profissionais da construção. Se nos nossos princípios o cliente está em primeiro lugar, queremos e devemos entregar-lhe valor, informando-o sobre as melhores técnicas de aplicação e soluções correctas, partilhando know-how com os diversos intervenientes da área a construção, bem como com estudantes e recém-formados, numa óptica assente na premissa ‘construir confiança’. Assim, focamo-nos na alocação de recursos para dinamizar a abrangência da ‘Sika Academy’, quer em quantidade, quer em diversidade e em toda a plenitude dos seus mercados-alvo”, sublinha Gonçalo Carvalho, director de Marketing da Sika Portugal.
Cada acção de formação dura entre quatro a oito horas e estima receber clientes, revendedores, aplicadores especializados do sector da construção e indústria automóvel, empreiteiros e empresas produtoras de betão, bem como arquitectos, engenheiros civis, gestores de projectos ou, ainda, colaboradores das câmaras municipais e de outras instituições públicas e privadas.
“Focada na formação, a nossa estratégia passa por criar mais valor e menos impacto, numa óptica de sustentabilidade. Isto significa mostrar e comprovar a nossa proposta de valor a longo prazo e, através do reforço da inovação no lançamento de novos produtos com um elevado ciclo de vida, procuramos em simultâneo reduzir o impacto no ambiente e no consumo de recursos. Soluções mais eficientes são, por conseguinte, mais vantajosas do ponto de vista do custo e do desempenho a longo prazo. Os arquitectos e engenheiros valorizam cada vez mais soluções sustentáveis para os projectos dos seus clientes”, explica o mesmo responsável.
Desde o início do ano, a Sika recebeu já 100 participantes, todos eles documentados com certificados de frequência de formação profissional nas respectivas formações assistidas, leccionadas por técnicos e aplicadores Sika especializados e pelos gestores dos respectivos mercados-alvo.