Ganhar em luminosidade com tectos OPTIMA Baffles é a proposta da Armstrong. Trata-se também da melhor opção para aplicar em ambientes ruidosos.

A gama OPTIMA Baffles da Armstrong é composta por peças rectangulares completamente revestidas com um velo e um acabamento de fábrica com pintura branca, o que lhe confere elevados níveis de desempenho acústico e de reflexão da luz.

Trata‐se, portanto, da opção ideal para aplicar em ambientes ruidosos, nos quais não seja possível instalar tectos acústicos tradicionais por motivos de design ou por estes não apresentarem o desempenho necessário.

Os tectos OPTIMA Baffles proporcionam ainda soluções económicas e com um aspecto atractivo e linear, que realça os interiores modernos. Do memso modo, reduzem substancialmente os níveis de ruído de fundo e o tempo de reverberação no espaço, optimizando também a inteligibilidade das conversas. Isto deve-se ao facto de proporcionarem uma capacidade de absorção em todas as superfícies do produto, quer enquanto elemento absorvente ‘contínuo’ (αw), quando instalado mediante um sistema de suspensão linear, quer enquanto elemento absorvente ‘separado’, quando colocado de forma independente como elemento decorativo.

Geralmente utilizam-se para proporcionar níveis de absorção elevados de ruído em escolas, escritórios, centros de lazer, estações com grande afluência de passageiros, etc. São ideais para edifícios com baixo consumo energético que recorram às técnicas de construção de massa térmica, zonas com iluminação natural, locais que não permitam a instalação de tectos tradicionais e outras aplicações com um orçamento menor, que exijam soluções mais económicas.

 

Os tectos OPTIMA Baffles são adquiridos já montados e não requerem qualquer preparação adicional ou montagem prévia à instalação. Podem ser instalados com recurso a sistemas de suspensão normais ou ser colocados individualmente a partir da laje mediante um sistema de suspensão com cabos.

 

Refira-se que a Armstrong Building Products é a divisão da Armstrong em Espanha e Portugal que trabalha com tectos e paredes acústicas (tectos de fibra mineral, tectos metálicos, tetos de madeira, paredes e sistema de suspensão). Pertence à multinacional Armstrong World Industries sediada na Pensilvânia (EEUU), com uma facturação anual de 2,5 mil milhões de dólares (2014), 31 unidades de produção em oito países e com quase 7.400 empregados.