A Siemens colocou em serviço, com sucesso, a Sub-estação de Transformação do Carregado, um projecto chave-na-mão numa infra-estrutura de elevada importância para a Rede Nacional de Transporte de energia.
Esta obra tem como principal objectivo reforçar a fiabilidade geral deste ponto-chave da rede, que alimenta a Sub-estação Vale do Tejo da EDP Distribuição e as Sub-estações de Sacavém e Fanhões da REN, bem como a Siderurgia Nacional, ou seja, uma parte significativa dos grandes consumidores da região de Lisboa. Estas características fazem da Sub-estação do Carregado um nó crucial da rede de transporte de energia nacional.
O projecto contempla o fornecimento, montagem e ensaios para equipamentos de alta tensão (220KV), tecnologia GIS, cabos isolados e respectivos sistemas de comando, controlo e protecção da instalação, bem como o sistema integrado de segurança. A tecnologia GIS aqui aplicada não exige muito espaço para a sua instalação e é sinónimo de elevada fiabilidade e eficiência económica.
Este projecto estratégico para o Plano de Desenvolvimento da Rede Nacional de Transporte permitiu reforçar a parceria entre a Siemens e a REN, que já conta com diversos projectos de referência com o mesmo tipo de tecnologia.
Foto: REN