Os Governos de Portugal e Espanha divulgaram que estão a desenvolver esforços coordenados com o objectivo de fazer com que toda a circulação na linha do Minho seja realmente em tracção eléctrica até à cidade espanhola de Vigo.
O anúncio foi feito durante a apresentação do concurso público para a electrificação do último troço da ligação ferroviária do Minho até à fronteira com Espanha, que decorreu em Valença.
Presente no evento, o ministro do Planeamento e Infra-estruturas afirmou que “gostava de destacar a excelente coordenação com os nossos colegas espanhóis que, em reuniões de trabalho, acordámos entre os dois Governos que os cinco quilómetros que faltam junto à fronteira, de eletrificação do lado espanhol, vão ser concluídos no mesmo prazo da realização das nossas obras”.
Pedro Marques enfatizou que este “é um compromisso firme que, aliás reforçaremos na cimeira ibérica que se realizará aqui no Norte, em breve, mas há uma total consonância de calendários e o compromisso do lado do Governo de Espanha é a realização das obras que faltam em colaboração connosco, no mesmo calendário”.
O ministro explicou que “esta é uma obra de grande complexidade técnica, que exige grande planeamento por parte das equipas de engenharia, uma intervenção que tem de ser feita em condições exigentes, durante a noite e a madrugada, para não afectar a circulação ferroviária normal”.
A empreitada do troço entre Viana do Castelo e Valença está orçada em 28,5 milhões de euros e visa modernizar e electrificar esta ligação. Como o governante adiantou, vai permitir “triplicar a capacidade de circulação, com mais comboios por dia - passando dos actuais 15 para 20 - e de maiores dimensões, de 300 para 750 metros”, vai permitir reduzir o “preço dos fretes de carga até 30%” e vai permitir “mais conforto, mais segurança e melhores tempos de transporte para os passageiros, e mais eficiência para as empresas e para o transporte de mercadorias”.
Pedro Marques acrescentou ainda que esta é “uma obra muito importante para o Alto Minho e para a euro-região, dadas as fortes ligações que a indústria, que se tem estado a desenvolver de um modo espectacular na região, tem à Galiza”.
Refira-se que a electrificação do troço de 43,6 quilómetros que liga Nine (Braga) a Viana do Castelo foi iniciada em Janeiro deste ano e representou um investimento de 28,5 milhões de euros, estando inserida no plano para a modernização da Linha do Minho. De acordo com os dados avançados pelas Infra-estruturas de Portugal, a requalificação da linha ferroviária entre Nine-Viana-Valença deverá estar concluída até 2019 e está orçada num investimento global na ordem dos 83,2 milhões de euros.
Foto: Comboios de Portugal