Dez municípios do Alto Minho vão poder contar com cerca de 155 milhões de euros para projectos de reabilitação urbana no âmbito do Portugal 2020.

O anúncio foi proferido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, na sessão de apresentação do programa de reabilitação urbana de Viana do Castelo, tendo avançado também que “até agora, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho já tem 95 milhões de euros de projectos aprovados. São projectos para construção de escolas, requalificação de unidades de saúde e de património histórico, de dinamização e divulgação do património natural”.

O secretário de Estado referiu ainda que existe ainda uma outra verba, “nunca inferior a 60 milhões de euros”, que está contratualizada com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, além dos “cerca de 30 milhões de euros que estão já a ser investidos em 28 obras que estão em curso no Alto Minho”.

Os 155 milhões de euros em questão visam o investimento em projectos de natureza infra-estrutural a novas áreas de intervenção como “a promoção do desenvolvimento económico e social, actividade de promoção de investimento nos territórios e a promoção do equilíbrio social dos territórios”, explicou ainda Nelson de Souza.

Foto: Arménio Belo