No debate ‘Inovação: mais conhecimento, mais competitividade’, que decorreu no Porto, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, anunciou que o Governo vai preparar um plano de mobilidade para a próxima década.
De acordo com o ministro, este plano vai “olhar para tudo o que está relacionado com as redes de infra-estruturas ferroviárias, rodoviárias e transporte aéreo e há-de pensar também nos seus modelos de financiamento, sendo esse trabalho para desenvolver neste ano e no próximo”.
Pedro Marques recordou que o Programa Nacional de Reformas apoia sobretudo a inovação, a competitividade das empresas e o emprego mas tem também uma dimensão de reforço das infra-estruturas, sejam ferroviárias ou aeroportuárias, e de coesão territorial.
O ministro acrescentou ainda que cerca de metade do investimento do Programa Nacional de Reformas, que tem um grande suporte de fundos comunitários, é absorvido pela região Norte, que tem uma “força industrial” muito grande e porque a indústria tem estado cada vez mais a direccionar-se para a inovação e para as exportações.
Foto: Anabela Loureiro