A Aguirre Newman foi a consultora imobiliária que patrocinou pelo quinto ano consecutivo a quinta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) 2017.

Este evento realizou-se no dia 29 de Abril e que distinguiu o que melhor se fez em reabilitação em 2016 à escala nacional. Para além do patrocínio, a Aguirre Newman deu apoio técnico através do seu departamento de arquitectura, na análise às 82 candidaturas, oriundas de 22 concelhos de Portugal. A consultora marcou também presença na Semana da Reabilitação Urbana, no espaço Capitólio em Lisboa.

Iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, o PNRU tem como objectivo reconhecer projectos de reabilitação urbana nas categorias de uso residencial, comercial, serviços e turismo, bem como intervenções de reconhecido impacto social, incluindo equipamentos, iniciativas de requalificação em bairros ou que induzam a um benefício social evidente.

Nesta quinta edição, recebeu 82 projectos candidatos e distinguiu nove. A ‘Melhor Intervenção de Uso Residencial’ foi para o edifício na Rua Rodrigo da Fonseca, 45 a 49 (Lisboa); a ‘Melhor Intervenção Turística’ para o Agroturismo Melgaço (Melgaço); a ‘Melhor Intervenção de Comércio & Serviços’ para o Centro Corporativo da Santa Casa da Misericórdia (Porto); a ‘Melhor Intervenção de Impacto Social’ para as Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (Coimbra); a ‘Melhor Intervenção de Restauro’ para a recuperação do Convento e Igreja de S. Francisco e Novo Núcleo Museológico (Évora); e a ‘Melhor Intervenção Cidade de Lisboa’ para o edifício 8 Building (Lisboa). Foram ainda atribuídas Menções Honrosas, com menos de 1.000m², à recuperação das Instalações da Sociedade de Cerâmica Antiga (Coimbra) e projecto da Sotheby’s International Realty no Carvoeiro (Lagoa), bem como uma Menção Honrosa para a ‘Melhor Solução de Eficiência Energética’ ao edifício Padaria (Porto).

Para Patrícia Liz, Managing Partner da Aguirre Newman com o pelouro da Arquitectura, “é com grande convicção que continuamos a apoiar esta iniciativa de sucesso, que através de uma equipa qualificada e sob o crivo exigente de um júri de alto nível, distingue, com a aconselhada diversidade de pontos de vista, quem melhor dá vida à reabilitação no nosso País. Foi com forte entusiasmo que os nossos arquitectos Alexandre Coelho e Ricardo Rodrigo prestaram uma vez mais, a assistência necessária ao processo de análise das candidaturas. O PNRU está novamente de parabéns”.

Foto: 8 Building