Na reunião do executivo camarário de Braga, a autarquia anunciou que a Bosch vai investir 38 milhões de euros na cidade, o que vai permitir aumentar o número de empregados, das quantidades produzidas e do volume de exportações.

O presidente Ricardo Rio adiantou que “a Bosch tem um plano de crescimento quase exponencial até 2020 e tem registado um crescimento considerável nos empregos criados e no volume de exportações. Só entre 2013 e 2016 registámos a criação de aproximadamente 1.000 postos de trabalho”. Acrescentando que, “até 2023, a empresa espera que a sua área total atinja os 200,00m2”, crescimento que “irá permitir aumentar as quantidades produzidas”.

A Boch prevê investir o valor de 38 milhões de euros que vai recair sobre a aquisição de terrenos em Braga, na construção de um novo edifício para infra-estrutura produtiva e para escritórios, uma nova cantina e um novo parque de estacionamento, reforçando os recursos humanos com a criação de 1.000 postos de trabalho em regime de full-time.

Perante este projecto considerado de “interesse económico”, a autarquia vai conceder incentivos fiscais à multinacional: “Foi aprovada a concessão de incentivos de redução de 87,5%, sobre o valor bruto do IMI, pelo período de cinco anos, e sobre o valor bruto do IMT, bem como de incentivos sobre o valor das taxas municipais a pagar, com uma redução no mesmo valor (87,5%)”, declarou Ricardo Rio.