A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) revelou que o investimento público e privado está a ter impactos positivos no sector da construção. Esta realidade demonstra uma “franca recuperação” do mercado alavancada pelo Portugal 2020.
De acordo com a federação, até Março de 2017, verificou-se um aumento do valor dos concursos de obras públicas promovidos em 83,4% e dos contratos celebrados em 105,3%.
Em comunicado, esta entidade afirma que, “após um período de significativa contracção do mercado das obras públicas, os dados disponibilizados através do portal base evidenciam uma franca recuperação na actividade deste mercado”.
De acordo com a análise de conjuntura de Abril da FEPICOP, para este cenário muito contribuem as obras em edifícios públicos que tiveram uma “importância significativa” no primeiro trimestre do ano, ou seja, cerca de 40% do valor total colocado a concurso e 39% do valor total dos contratos celebrados até Março. E contribuem também os fundos comunitários provenientes do Portugal 2020.
A FEPICOP faz a ressalva para a tão “esperada recuperação do investimento em construção” de acordo com as previsões de crescimento económico e de recuperação do investimento do Programa de Estabilidade. Do mesmo modo, salienta o “acentuado crescimento do licenciamento habitacional” que se verificou em Janeiro e Fevereiro de 2017, período em que os novos fogos habitacionais licenciados aumentaram na ordem dos 50% em termos homólogos.
A federação destaca ainda que “tanto o investimento público como o investimento privado em construção mostraram evoluções muito positivas nos meses iniciais de 2017, nomeadamente no que concerne a trabalhos relaccionados com edifícios, o que permite antecipar um bom desempenho do sector ao longo de todo o ano”.
Foto: Anabela Loureiro