A 19ª edição da Tektónica - Feira Internacional da Construção e Obras Públicas e a 17ª Segurex - Salão Internacional de Protecção, Segurança e Defesa abrem portas de 3 a 6 de Maio. Com cerca de 600 expositores em ambos os certames, demonstra que a realidade do sector está mais dinâmica e que os profissionais estão mais optimistas.

A Tektónica ocupa os pavilhões 1, 2 e Multiusos, a par das áreas exteriores e do PT Meeting Center, da FIL, o espaço de exibição corresponde a uma área de mais de 30.000 m2. Esta é uma iniciativa da Fundação AIP que conta com a colaboração das principais entidades associativas dos sectores em exposição.

Sendo uma feira reconhecida a nível nacional e internacional, salienta-se uma forte adesão principalmente nos sectores, SK – Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos, Banho, Cozinha e Pedras Naturais, no TEKWOOD – Indústria da Madeira e Cortiça para a Construção e TEK MÁQUINAS – Máquinas e Equipamentos para a Construção e Obras Públicas. A adesão de empresas, cuja actividade se centra na comercialização de equipamentos e máquinas para a Construção que vão desde andaimes a empilhadores, gruas, betoneiras, entre outros equipamentos, reflectem o dinamismo que o sector começa a revelar nomeadamente no que reporta à Construção Nova.

A Colômbia é o país convidado da Tektónica 2017, um país seguro para investimento e um dos países com maior taxa de crescimento e significativo aumento de consumo e poder de compra. A Fundação AIP em estreita colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso - Colombiana promove a visita de empresários daquele país da América Latina. Para além de uma área representativa da Colômbia na exposição, está prevista a participação de representantes colombianos em conferências e workshops de esclarecimento de questões político-económicas e apresentações daquele mercado e respectivas oportunidades de negócio.

Em 2016, a feira contou com mais de 100 convidados compradores provenientes de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, Marrocos, Argélia, Tunísia, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, E.U.A., Camarões, Costa Rica, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, realizando reuniões de negócio e parceiras com empresas portuguesas num sector económico em franco desenvolvimento. A Tektónica reforçou assim a missão da Fundação AIP que promove a internacionalização das empresas portuguesas.

Este ano, o Programa Hosted Buyers Tektónica 2017, através de parcerias com o aicep Portugal Global, Embaixadas, Câmaras de Comércio e outras Entidades trará  à feira visitantes provenientes de mercados dos países da CPLP, de Marrocos, da Colômbia, de Espanha, da Arábia Saudita, do Qatar, dos Estados Unidos da América, de França, entre outros.

A Tektónica tem como objectivo, agregar num só espaço, durante quatro dias, empresas especializadas em materiais e serviços do sector da construção com inúmeros eventos, conferências, seminários, workshops, academias e apresentações comerciais, debatendo os principais temas da actualidade do sector da construção entre os players do mercado nacional e de outros mercados internacionais que reconhecem a capacidade de internacionalização das nossas empresas.

Refira-se ainda que a Tektónica desenvolve-se em paralelo com a Segurex que, conjuntamente,  vão ter patente cerca de 600 expositores.

A 17ª edição da Segurex, o Salão Internacional de Protecção, Segurança e Defesa, também é dirigido ao mercado nacional e internacional e está dividido em oito áreas, nomeadamente, Segurança contra intrusão, roubo e agressão; Segurança Laboral; Segurança contra incêndios ; Socorro e Salvamento; Segurança nos transportes e circulação; Segurança nas comunicações; Segurança nacional e Defesa nacional. Nesta edição todos os visitantes poderão assistir a exercícios de demonstração do grupo de Intervenção Cinotécnico, ao simulacro de inativação de uma 'bomba suja', simulacro de resgate no Rio Tejo, entre outros exercícios e demonstrações.

A cerimónia de abertura oficial conta com a presença do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, para presidirem a inauguração da Tektónica e da Segurex, respectivamente.

Foto: Anabela Loureiro

Notícia actualizada no dia 3/5/2017