A 3ª cerimónia de entrega dos prémios Tektónica e Segurex 2017 atribuiu 20 e 11 distinções, respectivamente, e teve como principal objectivo distinguir pessoas, empresas e entidades que ao longo dos anos têm trabalhado em prol do sector da Construção e da Segurança.

Os prémios Tektónica, que assinalam áreas tão importantes como a formação profissional, a investigação, desenvolvimento e inovação e, ainda, a internacionalização foram os primeiros a ser entregues. O Prémio Academia Tektónica 2017, que se realiza pela 5ª vez, foi atribuído ao  ISCTE, Mapei, Preceram (Argex e Gyptec), Heaboo, Gosimat e CENFIC .

 A iniciativa ‘Portugal Constrói uma Identidade’ tem como objectivo distinguir as empresas portuguesas fabricantes que mais contribuem para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa. Os permeados no âmbito do Portugal Constrói foram Sanindusa, Atz; Amorim Revestimentos, Gyptec e Argex Utilzas, Granitrans, Secil, Inarel e White Minerals.

O prémio Inovação é anualmente atribuído a produtos cuja inovação é evidenciada através das vertentes técnicas, funcionais ou estéticas e, este ano, o prémio na área da inovação 2017 foi atribuído ao Tudo Solar Heavy Floor Soled, da Chatron. Nesta área foram ainda entregues duas menções honrosas, distinguindo a Banita, Lda. com o produto Sanita Bidé, e a Heaboo  com o produto Box Hoterway.

O prémio Arquitectura Tektónica 2017 foi atribuído aos arquitectos Francisco Vieira e Cristina Guedes, do Gabinete Mais é Menos, os representam uma nova geração de profissionais. É esse entendimento da complexidade dos valores da Tektónica, expressos na pormenorização, nas volumetrias ou na escolha dos materiais, que foram distinguidos.

No mesmo contexto, o prémio engenharia TeKtónica 2017 foi entregue a Rita Moura,  presidente do Cluster AEC - Arquitectura Engenharia e Construção e da PTPC (Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção) entre muitos outros cargos.

No seguimento dos prémios da Tektónica 2017 e no mesmo contexto, no âmbito dos prémios da Academia Segurex, foram distinguidos  Sintimex, Vianas e  Escola Nacional de Bombeiros.

O prémio Inovação Segurex 2017, que valoriza os produtos, serviços ou equipamentos inovadores e distingue as empresas que apostam no desenvolvimento de novos produtos, consagrou o 1º Prémio a  Micotec Electrónica, Lda. com o Produto Brain Fingerprinting.

Neste contexto, foram entregues três menções honrosas, primeiramente à empresa Bernardo da Costa, pelo produto Exva People Counting, a 2ª menção honrosa foi entregue à Guarda Nacional Republicana pelos produtos GNR Mobile – Projecto de Mobilidade da GNR; Projecto Life Rupis – Equipa Cinotécnica com capacidade para detecção de venenos e iscos envenenados a animais selvagens mortos no douro internacional e Apperegrinos – Aplicação móvel gratuita de apoio à peregrinação e, por último, a 3ª menção honrosa foi atribuída à Luís Figueiredo com o produto Veículo Combate Incêndios – 1ª intervenção em zonas históricas ‘eléctrico’.

Por último, o prémio personalidade Segurex 2017 foi entregue a Rui Pereira pelo seu contributo para o sector da protecção, segurança e defesa. Rui Pereira foi fundador e primeiro presidente do OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo) e da revista Segurança de Defesa, foi director-geral do Serviço de Informações de Segurança, ocupando ao longo da sua vida profissional cargos públicos e privados, incluindo o ensino, tendo recebido inúmeras condecorações.

Foto: Premiada Rita Moura