A Comissão Europeia anunciou que vai financiar a construção do Corredor Internacional Sul em 89,5 milhões de euros. Este é, segundo o Governo, um dos projectos mais importantes do Plano Ferrovia 2020.

De acordo com o programa lançado pelo Executivo em 2016, o Corredor Internacional Sul irá ligar Sines à fronteira do Caia e constituirá um dos mais importantes eixos ferroviários para o transporte de mercadorias e a ligação dos portos nacionais à Europa.

O primeiro concurso, para o troço Elvas-Fronteira, já foi lançado e as obras deverão iniciar-se antes do final do ano, altura em que será posto a concurso o troço com maior investimento, que ligará Évora a Elvas.

Com este financiamento, ascende a 600 milhões de euros o contributo total do Mecanismo Interligar a Europa para o Plano Ferrovia 2020.

A Comissão Europeia anunciou também um financiamento de 1,5 milhões de euros para o troço final da A25, entre Vilar Formoso e a fronteira.

As decisões anunciadas pela Comissão Europeia traduzem a grande importância atribuída às ligações transfronteiriças acordadas pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e pelo seu homólogo espanhol, Íñigo de la Serna, na última Cimeira Luso-Espanhola.

Fonte: Portal do Governo

Foto: CP