A Católica promove a exposição ‘Revelações – A Matéria da Arte Sob o Olhar da Conservação e Restauro’ que dá a conhecer, até ao final de Julho, na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, as particularidades mais desconhecidas do universo da conservação e restauro.

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da instituição promovem, até ao final de Julho, a exposição ‘Revelações – A Matéria da Arte Sob o Olhar da Conservação e Restauro’.

A mostra, patente na Fundação Manuel António da Mota – Porto, demonstra que o fenómeno artístico é objecto de uma pluralidade de abordagens que integra disciplinas e actividades diversificadas.

A este nível, é importante referir que, de todas as abordagens possíveis, talvez a mais surpreendente seja a da conservação e restauro que, em cada operação, revela um universo desconhecido, apoiando-se em várias ciências para cumprir a sua missão. A conservação e restauro da arte e do património é, hoje, uma área científica reconhecida e aprofundada no meio universitário, quer no plano do ensino, quer no da investigação.

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e CITAR assumem uma importância extrema neste campo, uma vez que são responsáveis por um importante capítulo neste domínio que se está a escrever em Portugal. Esta exposição, instrumento de divulgação pedagógica e científica, demonstra-o com grande clareza.