O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o índice de custos de construção de habitação nova subiu 1,5% em Julho, em comparação com o período homólogo, tendo registado igual valor em Junho.
No que concerne aos índices das componentes mão-de-obra e materiais, o INE refere que mantiveram igualmente as taxas de variação homóloga observadas no mês anterior de 2,1% e 0,7%, respectivamente.
Os índices apartamentos e moradias registaram aumentos pelo segundo mês consecutivo: 1,5%, na comparação com o mesmo período de 2016.
Uma subida foi também registada no índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação em 2,6%, embora a uma taxa inferior a 0,2 pontos percentuais (p.p.) em relação a Junho.
Nos produtos, a taxa desceu 0,6 p.p. para 0,4%, enquanto os serviços mantiveram o crescimento de 3,3% verificada em Junho.
Todas as regiões NUTS II de Portugal continental apresentaram subidas nos preços da manutenção e reparação regular da habitação, excepto o Alentejo, onde se registou uma descida de 0,1% na comparação homóloga.
Foto: Anabela Loureiro