O Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou que o índice de produção na construção apresentou, em Julho de 2017, uma taxa de variação homóloga de 1,6%, o que compara com a variação de 0,9% verificada em Junho. Os índices de emprego e de remunerações também cresceram.

De acordo com o INE, o índice de produção na construção registou, em Julho de 2017, uma taxa de variação homóloga de 1,6%, superior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. O segmento da Engenharia Civil foi o que mais contribuiu para a aceleração do índice total em Julho, ao passar de uma taxa de variação homóloga de 0,8% em Junho para 2,4%. O índice da Construção de Edifícios aumentou 1,2% em termos homólogos (variação de 1,0%, no período anterior).

Já o índice de emprego no sector da construção manteve o crescimento homólogo observado em Junho de 1,9%. Comparativamente com o mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de 0,2%, igual à observada em Julho de 2016.

Em Julho, o INE revela ainda que o índice das remunerações efectivamente pagas registou uma taxa de variação homóloga de 3,3% (1,2% em Junho). Quando comparado com o mês anterior, o índice das remunerações cresceu 6,3% (4,1% em Julho de 2016).

Foto: Anabela Loureiro