Em Évora, numa sessão sobre a Estratégia Nacional para Portugal pós-2020, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, afirmou que Portugal “já atingiu a velocidade cruzeiro de execução nos principais pilares” do programa comunitário Portugal 2020, onde a reabilitação urbana foi bandeira.

O ministro salientou que os bons indicadores do actual programa “são particularmente fortes no investimento público autárquico e no investimento das empresas”, tendo já sido ultrapassados os mil milhões de euros de apoios no Portugal 2020.

Além disso, Pedro Marques recordou que existiu um “crescimento de mais de 50% de investimento autárquico”, o qual foi atingido graças aos mil milhões de euros que foram disponibilizados para a área da reabilitação urbana e dos 450 milhões de euros para a recuperação das escolas, património cultural e centros de saúde.

Recorde-se que estas verbas passaram a estar disponíveis em 2016, o que levou o ministro a acrescentar que o crescimento do investimento autárquico fica a dever-se à dinâmica das câmaras municiais na execução do Portugal-2020.

Foto: Anabela Loureiro