A conferência organizada pela CMM - Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista, no âmbito do projecto Portugal Steel, realiza-se no próximo dia 25 de Outubro, às 14h30, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico de Lisboa e vai juntar alguns dos principais players nacionais deste sector.

Debater os grandes projetos de pontes, desafios e soluções da construção em aço, projecto e manutenção, e novos paradoxos no projecto de pontes metálicas, bem como, promover a discussão das potencialidades do uso do aço na edificação e manutenção de pontes são os temas em debate na próxima Steel Talk.

A conferência, com âmbito nacional e dedicada à  temática do projecto e construção de Pontes metálicas e mistas vai contar com quatro oradores  que vão debater: ‘Why Steel Bridges? Discussions of some national and international examples’, por Adão da Fonseca; ‘Concepção de pontes metálicas e Mistas’, Victor Barata (Lcw Consult, S.A.); ‘Perspectivas de desenvolvimento de Pontes Metálicas e Mistas. A suspensão dos Tabuleiros’, António Reis (GRID International); e ‘Ponte pedonal do MAAT – Fabrico e Montagem’, Tiago Abecasis (Tal Projeto, Lda.).

De acordo com Luís Simões da Silva, presidente da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, “as obras de arte na construção metálica, nomeadamente, as pontes, são um desafio futuro que devemos continuar a analisar e discutir. São desafios da construção metálica para fazer frente às mudanças de paradigma, quer na elaboração de projectos, quer no tipo de materiais utilizados e soluções inovadoras”.

As Steel Talks são um conjunto de conferências promovidas no âmbito do projecto Portugal Steel, marca registada da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, e que são direccionadas para os todos os intervenientes e profissionais do sector, numa visão alargada do mesmo. A CMM - Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, fundada em 1997, é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é a promoção e difusão técnica na área da construção metálica, assumindo a divulgação de conhecimento científico e tecnológico entre os diferentes stakeholders da indústria metálica, sendo que reúne em si todos aqueles que se interessam pela construção metálica e mista: projectistas, engenheiros e arquitectos, directores de obra, construtores, fabricantes, consultores e instituições de investigação e ensino nesta área.