No rescaldo do Verão a performance dos preços da habitação em Portugal Continental não são os mais animadores. No mês de Agosto, segundo o Índice Confidencial Imobiliário, os preços no mercado de oferta de habitação desceram 0,8% face a Julho.

Este índice tinha crescido no mês de Maio, o que já não acontecia desde Agosto de 2010, com uma variação mensal do preço das casas na ordem dos 0,4%. Desde então, essa variação tem-se mostrado bastante instável, oscilando entre performances negativas e positivas. Assim, depois de uma quebra mensal de 0,9% em Junho e de nova recuperação em Julho (variação mensal positiva de 0,6%), o mês de Agosto voltou a terreno negativo.

Este comportamento tem-se verificado quer no segmento de fogos novos quer no de usados. No primeiro caso, o índice apresentou uma taxa de variação mensal de -0,3% em Agosto, enquanto que nos usados essa taxa foi mais agravada, situando-se nos -1,2%. Em Junho, o preço das casas novas havia recuado 0,8% em termos mensais e o das usadas 0,4%. Já em Julho, estes indicadores tinham voltado a terreno negativo, com variações mensais de 1,0% para os novos e 0,4% para os usados.

Face a este cenário, também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde Maio, ainda que a taxa se tenham mantido em terreno negativo. No mercado de novos, a taxa de variação homóloga alcançou os -0,3% em Agosto, apresentando um valor bem mais negativo para o mercado de usados: -3,6%.

Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o preço das casas também caiu em Agosto, apresentando uma taxa de variação mensal de -0,5%. Nas casas novas, a performance mensal dos preços foi, no entanto, positiva (0,8%), enquanto nos usados foi de -1,1%. Em termos homólogos, ambos os segmentos registaram quebras de -3,0% em Agosto.

Índice Confidencial Imobiliário

Foto: Anabela Loureiro