De 7 a 9 de Outubro decorre a Expo Real, em Munique. No dia em que abre portas, a organização revela os números oficiais: 1.663 expositores de 33 países. A 16ª Feira Internacional do Imobiliário e Investimento voltou, assim, a atingir o elevado nível alcançado no ano passado.

O director da Messe München, Eugen Egetenmeir, explica as razões da para esta estabilidade de números: "Não obstante as diferentes expectativas económicas, a evolução dos mercados imobiliários da Europa é definitivamente positiva. Isso é algo que se reflecte também na feira, uma vez que registou um ligeiro crescimento proveniente do exterior". Este crescimento estrangeiro é oriundo principalmente da Grã-Bretanha, Itália, Rússia e Espanha, tendo a Rússia registado igualmente uma elevada participação na feira.

O director do Magazine Imobiliário, Joaquim Pereira de Almeida, encontra-se na Expo Real e afirma que, “embora ainda seja prematuro fazer uma análise deste evento”, já que é o primeiro dia da feira, a realidade é que assim que abriu portas “sentiu-se o pulsar de um certame dinâmico”. Como explica, “aqui começa-se a trabalhar e a fazer negócios muito cedo, as pessoas procuram, de facto, as novidades do mercado imobiliário, as alternativas à actual conjuntura mas, sobretudo, vêm para fazer negócio, o que é muito bom”.

A presença portuguesa neste evento é tímida, o que facilmente se explica pela actual conjuntura económico-financeira. Ainda assim existem excepções como é o caso da Sonae Sierra vai estar presente com um stand já que, como a directora da Expo Real, Cláudia Boymanns, avança “esta empresa tem considerado a Expo Real como a plataforma ideal para expandir os seus negócios internacionais”.

Foto: Expo Real