O banco alemão vendeu as carteiras portuguesa, espanhola e japonesa de financiamento de imobiliário comercial, no valor total de 5,1 mil milhões de euros. A fatia de Portugal foi de 300 milhões de euros e a de Espanha de 1,1 mil milhões.

A carteira portuguesa de financiamento de imóveis comerciais alienada pelo Commerzbank diz apenas respeito ao crédito malparado, sublinha o banco em comunicado: “A carteira portuguesa de crédito imobiliário comercial ‘saudável’ mantém-se no Commerzbank. Só as carteiras portuguesa e espanhola ascendem a 4,4 mil milhões de euros e foram vendidas a um consórcio formado pelo JPMorgan e pela Lone Star”.

 

O Commerzbank refere ainda que vendeu o seu portfólio japonês de financiamento de imóveis comerciais, no valor de 700 milhões de euros, à gestora de investimentos PAG. “As plataformas em Espanha e no Japão, bem como os seus colaboradores, serão transferidas para uma subsidiária da Lone Star (Espanha) e para a PAG (Japão)”, acrescenta o documento.

Estas vendas reduzem em 16% a carteira de financiamento imobiliário comercial, que se situava em 32.000 milhões de euros em finais de Março deste ano.

 

Foto: Photo: Commerzbank AG / Julia Schwager