A Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal avançou que, em Março deste ano, o número de famílias que não pagou a casa ao banco disparou. Os valores de 2014 aproximam-se do máximo registado em 2012, que foi cerca de 150 mil.
A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias (DN) que revelou que este incumprimento no pagamento leva a que o Fisco penhore, em média, 189 casas por dia.
O número de famílias com dificuldade em pagar os seus empréstimos à habitação tem vindo a aumentar e, de acordo com os dados da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, em Março deste ano 149.800 famílias tinham o crédito para compra de casa vencido, quase tantas como aquelas verificadas em Junho de 2012, data recorde.
Desde o início deste ano, 14.071 famílias entraram em incumprimento com a banca. Mais concretamente, por dia, 153 portugueses deixaram de conseguir pagar o crédito para compra de habitação.
Este ano, 4.083 famílias deixaram vencer o crédito da casa, uma média de 80 portugueses por dia. De momento, 6,4 em cada cem famílias deixam de cumprir o pagamento do crédito de compra da casa, ou seja, durante 90 dias não pagaram à banca.
Além do incumprimento no pagamento deste crédito, as dificuldades dos portugueses são ainda espelhadas no aumento de casas penhoradas. Ainda segundo a publicação, só este ano já foram penhorados e vendidos 31.506 imóveis, uma média de 189 casas por dia.
Foto: Anabela Loureiro