Dia 11 de Outubro, a partir das 15h00, vai decorrer no Pavilhão Multiusos da FIL, e no âmbito do SIL, a conferência: “O papel preponderante da CPLP no panorama imobiliário internacional e a ligação ao Oriente”.

Promovida pela organização do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) em parceria com a Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) e com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), tem por objectivo dinamizar a internacionalização do sector do imobiliário português no mercado da CPLP. Por isso mesmo, todas as atenções vão estar viradas para as diversas formas em como aproveitar as potencialidades e as sinergias de um mercado que agrega um universo de 250 milhões de pessoas a falarem a mesma língua, ou seja, a Língua Portuguesa.

A mesma vai contar com a participação de diversas personalidades governamentais e institucionais para debater as potencialidades do imobiliário nos mercados da CPLP e também a importância da China no mercado da CPLP. Na sessão de abertura está prevista a presença do vice-primeiro Ministro, Paulo Portas, do embaixador da República Popular da China, Huang Songfu, do embaixador da República Federativa do Brasil, Mário Vilalva, do presidente da Comissão Organizadora do SIL, Luís Lima, do administrador Executivo da AICEP, José Vital Morgado, e do presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos.

No painel focado na abordagem à China por intermédio de uma estratégia conjunta dos países da CPLP participam, enquanto oradores, representantes do Grupo Libertas, da João Mota Campos & Associados e da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa. No painel consignado ao contexto do imobiliário nos mercados da CPLP entre outros está prevista a participação dos presidentes da COFECI - CRECI e da Assembleia Geral da CIMLOP (Brasil), da APIMA (Angola), da FME – Federação Moçambicana de Empreiteiros e do Presidente Executivo do BCI – Banco Comercial e de Investimentos (Moçambique). De referir ainda a participação de representante da Gazeda e Inatur (Moçambique).

Fundação AIP/AIP

Foto: Santos Almeida