A Dimscale lança o conceito de “architecture cost management”. Trata-se de uma abordagem inovadora ao nível da gestão orçamental dos projectos imobiliários.
Tendo como cliente o promotor, o trabalho desenvolvido traz mais-valias ao nível da poupança do capital a investir e do controlo dos custos durante as fases de execução, salvaguardando ao mesmo tempo o conceito, a imagem e a qualidade final do projecto.
Com o conceito de “architecture cost management” a Dimscale direcciona-se aos promotores e investidores imobiliários, fundos de investimento e a qualquer outra entidade na situação de dono de obra/projecto. Numa outra abordagem, trabalha com os gabinetes de arquitectura na conciliação entre a vertente conceptual e os custos do projecto.
Como refere o CEO da Dimscale, Artur Sousa, “os promotores imobiliários continuam bastante desapoiados na salvaguarda dos seus interesses quanto à redução do capital a ser investido e ao controlo dos custos; foi a partir da identificação desta lacuna no mercado que decidimos criar o conceito de “architecture cost management”. Reflexo deste cenário são as derrapagens orçamentais que acabam sempre por surgir na grande maioria dos empreendimentos e que muitas vezes chegam a inviabilizar o projecto mesmo antes de este começar a ser construído. Queremos ser vistos não como mais um custo mas como um parceiro que possibilita uma poupança efectiva de capital ao promotor”.
O conceito de “architecture cost management” é aplicável ao projecto a partir da fase de estudos preliminares, na qual o promotor necessita de dados fidedignos quanto à estimativa orçamental do projecto de modo a que possa tomar decisões informadas quanto ao seu investimento. Este trabalho tem continuidade durante a fase de pré-construção através da optimização e revisão do projecto a vários níveis e identificação de todos os custos envolvidos. Durante a fase de construção, todo o trabalho é acompanhado para que sejam controlados os custos estipulados (evitando assim cenários de derrapagens orçamentais) e que sejam cumpridos os restantes objectivos definidos para o projecto.
Um dos aspectos fulcrais para a concepção desta abordagem de gestão orçamental foi a experiência da equipa da Dimscale, maioritariamente composta por arquitectos especializados em gestão de custos, cujo percurso profissional passou por empresas ligadas à Construção, Fiscalização e Arquitectura.