Uma nova versão da proposta de reforma dos impostos prevê que a área de cada fracção detida pelos senhorios conte para o valor da despesa a deduzir no IRS. Desta forma, impede-se que as despesas da casa onde mora o próprio senhorio possam ser incluídas nas despesas dos imóveis arrendados.
Segundo avança o Diário de Notícias, os proprietários de casas para arrendar viram o universo das suas despesas alargado em Junho, num ante-projecto entregue ao Governo por uma comissão de peritos liderada por Rui Duarte Morais, mas a versão final da proposta de reforma dos impostos inclui ainda o tamanho (permilagem) de cada casa.
A proposta inicial vai ser entregue no Ministério das Finanças e refere que o valor da despesa a deduzir está dependente da área de cada fracção, impedindo, assim, que os gastos relaccionados com a casa habitada pelo senhorio possam ser descontados na renda dos imóveis arrendados.
A proposta final do Governo deverá chegar ao Parlamento a 14 de Outubro, um dia antes da data limite para entregar o Orçamento do Estado.
Foto: Anabela Loureiro