A Câmara Municipal de Lisboa arrecadou seis milhões de euros o numa hasta pública em que alienou 24 imóveis, operação desenvolvida no âmbito do programa “Reabilita Primeiro Paga Depois”. O resultado previsto era obter 2,9 milhões de euros, mas a autarquia acabou por arrecadar o dobro.
Esta foi a quarta hasta pública que a câmara promoveu este mês, sendo que nas restantes realizadas fora do âmbito do programa de reabilitação foram postos a alienação lotes de terreno, prédios municipais e espaços comerciais. Na hasta pública em questão apresentaram-se 229 interessados, nacionais e estrangeiros, e foram feitos 1.500 lanços.
Refira-se que o programa “Reabilita Primeiro Paga Depois” foi criado pela autarquia em 2013 e consiste na venda de edifícios municipais devolutos com a obrigação de o adquirente (privado ou empresa) realizar as obras de reabilitação. O pagamento do prédio ao município pode ser efectuado até à conclusão da reabilitação ou a pronto pagamento, tendo nesse caso o comprador um desconto de 10%.Foto: Câmara Municipal de Lisboa