O Salão Imobiliário de Portugal (SIL), afirmou-se como o certame de referência para o sector imobiliário realizado em Portugal. A 17ª edição do SIL consolidou a sua posição de centro de negócios para os agentes económicos do sector e contou com 172 empresas.
A adesão do mercado ao SIL foi evidente, registando-se um crescimento do salão comparativamente com a edição anterior. As empresas participantes tiveram um aumento de 72%, entre líderes de mercado que continuadamente participam no SIL e novas empresas expositoras (cerca de 35%), enquanto o número de visitantes foi de mais 21 % que na edição anterior, atingindo os 42.326.
O SIL fortaleceu a sua posição como plataforma para a internacionalização do sector imobiliário português, tendo sido visível o fluxo de visitantes estrangeiros durante todo o período de realização do salão. Cerca de uma centena de potenciais investidores visitaram a exposição, participaram em encontros B2B, em conferências e seminários, tendo este evento acolhido profissionais nacionais e provenientes de diversos mercados, nomeadamente China, França, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, entre outros.
Este certame deu especial enfoque às soluções de reabilitação e regeneração urbana, pilar da retoma do sector imobiliário e da construção em Portugal, destacando-se a 17ª Conferência SIL, subordinada ao tema “ Reabilitação Urbana em Portugal - Oportunidades de Internacionalização” uma organização do SIL e do IHRU, com o alto patrocínio da secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, que teve lugar no dia 8 de Outubro. Outras iniciativas, como o seminário promovido pela APEMIP com o tema “Investimento estrangeiro no imobiliário português – As oportunidades que se abrem da Reabilitação Urbana ao Turismo Residencial” tiveram igualmente lugar no SIL, possibilitando a troca de experiências e definição de estratégias.
A 6ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário, distinguiu personalidades, empresas, entidades e projectos que se evidenciam pela sua competência, qualidade e visão de futuro no panorama do mercado imobiliário nacional. Foram distinguidas nove categorias a concurso e atribuídas oito distinções por nomeação do Conselho Estratégico do SIL 2014. Entre as várias categorias, destaca-se as personalidades distinguidas com os Prémios Carreira Imobiliária, Carreira Arquitectura, Carreira Engenharia e Prémio Personalidade 2014 que foram entregues respectivamente ao professor Sidónio Pardal, arquitecto Nuno Teotónio Pereira, engenheiro João Appleton e ao comendador António da Mota.
O SIL proporcionou ainda oferta concertada de imóveis na Bolsa de Arrendamento, balcão no qual o público teve acesso a ofertas desde T0 a T8, apartamentos e vivendas, escritórios, lojas, armazéns, de Norte a Sul de Portugal. Os Leilões Imobiliários do SIL, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos, patrocinador oficial do salão, tiveram lugar no fim-de-semana. Cerca de duas de centenas de imóveis foram apresentados para licitação. No Domingo, assistiu-se ainda a venda de imóveis promovida pela Direção Geral do Tesouro e Finanças.
Das empresas participantes, mais de 90% consideraram ter atingido os seus objectivos face ao elevado número de contactos e às características dos visitantes, a próxima edição do SIL será em Outubro de 2015.