A Euribor, a taxa de juro directora, está no mínimo histórico de 0,05% desde 4 de Setembro. Com isso, e para os empréstimos no crédito à habitação com uma taxa a seis meses que sejam revistos no mês de Dezembro, as prestações mensais podem descer entre 1,6% a 3,3%.

No final da semana passada, a Euribor, a taxa a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu a seis meses e manteve-se inalterada a três, nove e 12 meses em relação aos valores fixados esta quinta-feira. Com isso, segundo o Diário Económico, as famílias que revejam a taxa de juro a seis meses do seu empréstimo da casa em Dezembro vão obter cortes de 1,6% a 3,3% nas suas prestações.

Recorde-se que a taxa de juro directora está no mínimo histórico de 0,05% desde 4 de Setembro, quando, além de descer a taxa, o Banco Central Europeu anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona Euro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.